quinta-feira, 12 de julho de 2012

Os Pastores Bons e Maus Pastores...

Pergunta:


  • Os bons pastores são poucos?
  • Os maus pastores são muitos?


E percorria Jesus todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas deles, e pregando o Evangelho do Reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo.
E, vendo a multidão, teve grande compaixão deles, porque andavam desgarrados e errantes como ovelhas que não tem pastor.
Então disse a seus discípulos: “A messe é verdadeiramente grande, mas os operários são poucos.
Rogai pois ao Senhor da messe, que mande operários para a sua messe.”
(Mateus 9v35-38)

Quem é, pois, o servo fiel e prudente, que o Senhor constituiu sobre a sua casa, para dar o sustento a seu tempo?
Bem aventurado aquele servo a quem seu Senhor achar nisto ocupado quando vier.
Na verdade vos digo que ele o constituirá administrador de todos os seus bens.
Mas se aquele servo, sendo mau, disser no seu coração: “Meu senhor tarda em vir;"
e começar a maltratar aos seus companheiros, e a comer e beber com os que se embriagam;
virá o Senhor daquele servo num dia em que o não espera e à hora em que ele não sabe.
E o despedirá e o mandará ao destino dos hipócritas; ali haverá choro e ranger de dentes.
(Mateus 24v45-51) Jesus

Ai do mal pastor que abandona o seu rebanho! Que a espada fira o seu braço e o seu olho direito! Que seque seu braço e seja coberto de trevas o seu olho direito!
(Zacarias 11v17)

Na verdade, são néscios os pastores; não procuram mais o Senhor. Por isso não logram êxito e dispersaram-se os seus rebanhos.
(Jeremias 10v21)

Ai dos pastores que perdem e que despedaçam o rebanho da minha pastagem! Diz o Senhor.
Portanto assim diz o Senhor, o Deus de Israel, acerca dos pastores que apascentam o meu povo: Vós dispersastes as minhas ovelhas, e as afugentastes e não as visitastes; eis que visitarei sobre vós a maldade das vossas ações, diz o Senhor.
E eu mesmo recolherei os restos das minhas ovelhas, de todas as terras para onde as tiver afugentado, e as farei voltar aos seus apriscos; e frutificarão e se multiplicarão.
Estabelecerei sobre elas pastores que as apascentarão; não terão mais medo, nem se atemorizarão, e do seu número não faltará nenhuma, diz o Senhor.
Eis que vêm dias diz o Senhor, em que levantarei a Davi um Renovo justo; sendo rei, reinará, e prosperará, e praticará o juízo e a justiça na Terra.
(Jeremias 23v1-5)

Israel é qual ovelha desgarrada perseguida por leões...
(Jeremias 50v17)

E veio a mim a Palavra do Senhor, dizendo:
"Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel; profetiza e dize aos pastores: Assim diz o Senhor Jeová: Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não apascentarão os pastores as ovelhas?
Comeis a gordura, e vos vestis da lã, e degolais o cevado; mas não apascentais as ovelhas.
Vós não fortaleceis as ovelhas fracas; a doente, não a tratais; a ferida, não a curais; a transviada, não a reconduzis; a perdida, não a procurais; mas dominais sobre elas com rigor e dureza.
Assim, se espalharam, por não haver pastor, e ficaram para pasto de todas as feras do campo, porquanto se espalharam.
As minhas ovelhas andam desgarradas por todos os montes e por todo o alto outeiro; sim, as minhas ovelhas andam espalhadas por toda a face da Terra, sem haver quem as procure, nem quem as busque.
Portanto, ó pastores, ouvi a Palavra do Senhor:
Vivo eu, diz o Senhor Jeová, visto que as minhas ovelhas foram entregues à rapina e vieram a servir de pasto a todas as feras do campo, por falta de pastor, e os meus pastores não procuram as minhas ovelhas, pois se apascentam a si mesmos e não apascentam as minhas ovelhas,
portanto, ó pastores, ouvi a Palavra do Senhor:
Isto diz o Senhor Deus: Eis eu mesmo vou pedir contas a esses pastores do meu rebanho, e acabarei com eles para que nunca mais apascentem o rebanho, nem se apascentem jamais a si próprios; livrarei o meu rebanho da sua boca, e ele não lhes servirá mais de comida.
Porque assim diz o Senhor Jeová: eis que eu, eu mesmo, procurarei as minhas ovelhas e as buscarei.
Como o pastor busca o seu rebanho, no dia em que está no meio das suas ovelhas dispersas, assim buscarei as minhas ovelhas; e as farei voltar de todos os lugares por onde andam espalhadas no dia de nuvens e de escuridão.
Tirá-las-ei dentre os povos, juntá-las-ei de diversos países e as introduzirei na sua terra; apascentá-las-ei sobre os montes de Israel, ao longo das ribeiras e em todos os lugares habitáveis do país.
Eu as levarei a pastar nas pastagens mais férteis; os altos montes de Israel serão o lugar da sua pastagem; lá repousarão sobre as verdes relvas e pastarão sobre os montes de Israel, em abundantes pastagens.
Apascentarei as minhas ovelhas e as farei repousar, diz o Senhor Deus.
A perdida buscarei, e a desgarrada tornarei a trazer, e a quebrada ligarei e a enferma fortalecerei; mas a gorda e a forte destruirei; apascentá-las–ei com juízo.
Mas vós, rebanhos meus, isto diz o Senhor Deus: Eis julgarei entre rebanho e rebanho, entre carneiros e bodes.
Acaso não vos basta pastar o bom pasto, senão que pisais o resto de vossos pastos a vossos pés? E beber as profundas águas, senão que enlameais o resto com os pés?
E, quanto às minhas ovelhas, elas pastam o que foi pisado com os vossos pés e bebem o que tem sido turvado com os vossos pés.
Por isso o Senhor Jeová assim lhes diz: Eis que eu, eu mesmo, julgarei entre o gado gordo e gado magro.
Visto como, com o lado e com o ombro, dais empurrões e, com as vossas pontas, escorneais todas as fracas, até que as espalhais para fora,
eu salvarei o meu rebanho, e ele não ficará exposto à pilhagem, e julgarei entre ovelhas e ovelhas.
Para pastoreá-las suscitarei um só pastor, meu servo Davi. Será ele quem as conduzirá à pastagem e lhes servirá de pastor.
E eu, o Senhor, serei o Seu Deus; e o meu servo Davi será príncipe no meio delas; eu, o Senhor, o disse.
E farei com elas um concerto de paz e acabarei com a besta ruim da terra; e habitarão no deserto seguramente e dormirão nos bosques.
Pô-los-ei ao redor da minha colina para os abençoar, farei cair as chuvas a seu tempo e serão chuvas de bênção.
E as árvores do campo darão o seu fruto, e a terra dará a sua novidade, e estarão seguras na sua terra; e saberão que eu sou o Senhor, quando eu quebrar as varas do seu jugo e as livrar da mão dos que se serviam delas.
E não servirão mais de rapina aos gentios,
e a besta-fera da terra nunca mais as comerá; e habitarão seguramente, e ninguém haverá que as espante.
Farei crescer para eles uma vegetação luxuriante, que constituirá o seu orgulho. Não haverá mais fome devoradora na Terra; não mais sofrerão os insultos das nações.
Saberão que eu sou o Senhor, que sou o seu Deus, e que eles, os israelitas, são o meu povo – Oráculo do Senhor Javé.
Vós, porém rebanhos meus, vós os rebanhos da minha pastagem, sois homens, e eu sou o Senhor Vosso Deus, diz o Senhor Deus.
(Ezequiel 34)

Disse-lhes Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim."
(João 14v6)

... e o nome pelo qual se chama é a PALAVRA DE DEUS.
(Apocalipse 19v13b)

"Em verdade, em verdade vos digo que quem não entra pela porta no aprisco das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador.
Mas aquele que entra pela porta é o pastor das ovelhas.
A este o abre o porteiro e as ovelhas ouvem a sua voz; e ele chama pelo nome as suas próprias ovelhas, e as faz sair.
E depois de fazer sair todas as ovelhas, vai adiante delas e as ovelhas seguem-no, porque conhecem a sua voz.
Mas não seguiriam a um estranho, antes, fugiriam dele, porque não reconhecem a voz dos estranhos."
Jesus contou-lhes essa parábola, mas não entenderam o que lhes queria dizer.
Por isso Jesus disse-lhes novamente: "Em verdade, em verdade vos digo: Eu sou a porta das ovelhas.
Todos aqueles que têm vindo são ladrões e salteadores e as ovelhas não ouviram a sua voz.

Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; há de entrar e sair e encontrará pastagens.
O ladrão não vem senão roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância.
Eu sou o bom pastor. O bom pastor expõe a sua vida pelas suas ovelhas.
Mas o mercenário, e o que não é pastor, a quem não pertencem as ovelhas, vê chegar o lobo, abandona as ovelhas e foge; e o lobo arrebata e dispersa as ovelhas.
O mercenário, porém, foge, porque é mercenário e não se importa com as ovelhas.

Eu sou o bom pastor: conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas me conhecem.
Assim como o Pai me conhece, também eu conheço o Pai e dou a minha vida pelas minhas ovelhas.
E tenho outras ovelhas que não são deste aprisco, e é preciso que eu as traga. Elas ouvirão a minha voz e haverá um só rebanho e um só pastor.
Por essa razão é que o Pai me ama: porque eu dou a minha vida, para de novo retomá-la.
Ninguém a pode tirar de mim, mas eu é que a dou por mim mesmo; e tenho poder para dá-la e poder para de novo retomá-la. Esse é o Mandamento que recebi de meu Pai."
Originou-se por causa destas palavras uma nova dissensão entre os judeus.
Muitos deles diziam: "Ele está possesso do demônio e perdeu o juízo; por que estais a ouvi-lo?"
Outros diziam: "Estas palavras não são de quem está possesso do demônio: Porventura pode o demônio abrir os olhos aos cegos?"
(João 10v1-21)

Nenhum comentário:

Postar um comentário